domingo, 21 de setembro de 2008

Estados Unidos da América



A incorporação da Internet em nossa vida como meio de comunicação nos deu um novo conceito sobre liberdade de expressão. Passamos a ver um mundo de forma global e geral, não somente dentro da nossa regionalidade. Dentro da rede, cada pessoa tem direito de expressar-se sem nenhum tipo de opressão.

Porém, uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça dos EUA reacendeu a discussão sobre o tema, dividindo opiniões sobre os limites dessa liberdade. O tribunal considerou constitucional a lei federal que exige a instalação de sistemas de filtragem de conteúdo com acesso à internet, sob pena destas perderem ou não poderem candidatar-se a determinados fundos federais.

A incorporação dessa lei ajudaria, de certa maneira, o governo americano a manter certo “controle” sobre as informações postadas na rede, como um controle a pedofilia em locais públicos, já estes tipos de sites seriam bloqueados com o filtro, ou até mesmo uma provável tentativa terrorista, uma ameaça freqüente desde o atentado no 11 de setembro. Mas essa é uma questão muito polemica, já que estaríamos sendo “privados” a alguns tipos de informação.

Pessoas contrarias a decisão alegam que esse filtro seria um certo tipo de força opressora e autoritária do governo. Já pessoas a favor, mais comedidas, comemoram rebatendo que não seria um “retrocesso da liberdade” e sim, um controle das autoridades com as ameaças. Porém, a aprovação da lei não retira nem bloqueia o acesso de ninguém a internet, como fazem alguns países totalitários, apenas “monitora” atividades suspeitas, como incentivo ao terrorismo ou coisas ilegais. Segundo o governo americano “esta é apenas uma forma de manter a segurança dentro e fora do nosso país".

1 Comentários:

Blogger Karen disse...

Pessoalmente,acredito que seria esta uma "tentativa mascarada de censura",porém não posso deixar de analisar a importância do "controle para a prevenção"!

21 de setembro de 2008 às 13:07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial