domingo, 21 de setembro de 2008

Censura de portais


Grandes portais ocasionalmente excluem sites que eles mesmo incluem. Isto torna o site invisível para pessoas que não sabem onde encontrá-lo. Quando um grande portal executa isto, possuem efeitos similares a censura. Algumas vezes esta exclusão é feita para satisfazer algum tipo de requerimento legal, outras vezes é pela vontade do próprio portal.

Exemplos

Google.de e Google.fr removem conteúdo Neo-Nazista.

A Wikipedia Espanhola impede conteúdos contra a integridade Politico-social de Espanha, como por exemplo, o Portugês Oliventino

Por comunidades online

Fóruns pela internet e salas de bate-papo frequentemente incluem moderadores, que podem editar ou remover material contra as regras da comunidade, por exemplo, a comunidade Yahoo! Answers. O escopo destas regras variam de comunidade para comunidade - alguns querem que o material seja relevante apenas para uma audiência especifica, enquanto outros apenas requerem que as discussões se mantenham dentro da lei. Muitos grupos da Usenet não são moderados.

A Wikipedia já foi acusada de censura

Alvos comuns


Pornografia
Sites de redes sociais (exemplo: Orkut ou MySpace)
Wikipedia — particularmente na República Popular da China.
Blogs políticos
YouTube
Nazismo e similares — particularmente na França e Alemanha.
Sites de Religião.
Google - particularmente na República Popular da China e Cuba.
Sites ensinando a burlar a censura.



Evasão

Existem um numero de recursos que permitem usuários evadirem os aspectos técnicos da censura pela internet. Cada solução varia a facilidade uso, velocidade e segurança.

Sites de proxy

Sites de proxy geralmente são a mais rápida e simples solução de acessar sites banidos em nações censuradas. Estes sites trabalham por estarem eles mesmo em locais não sujeitos a censura, então são capazes de acessar material censurado. Isto usualmente se faz digitando a URL no site de proxy, e ele então irá pegar e mostrar a pagina. É recomendado que se use o protocolo https já que ele é criptografado e difícil de bloquear.

Java Anon Proxy

Java Anon Proxy é primeiramente um anonimizador disponível para todos os sistemas operacionais. Desde 2004, ele também inclui resistência a bloqueio que permite o usuário a burlar o bloqueio contra o serviço AN.ON acessando ele através de outros usuários do software.
Os endereços dos usuários JAP que provêem está funcionalidade pode ser conseguida através da AN.ON InfoService Network, tanto automaticamente, ou, caso a rede esteja bloqueada, simplesmente escrevendo um email para um dos InfoServices. O software JAP automaticamente decripta a resposta após o usuário digitar uma frase.

Psiphon

O software Psiphon permite os usuários em nações que censuram conteúdo como China e Cuba a acessarem sites banidos como Wikipedia. O serviço requer que o software seja instalado em um computador com acesso não censurado a internet, então este computador pode agir como um proxy para usuários em locais censurados.

Tor

Tor é um software livre que permite os usuários a burlar a censura pela internet enquanto garante anonimidade, apesar que ela possui suas fraquezas.

Sneakernets

Sneakernet é um termo usado para descrever a transferência de informação eletrônica, especialmente arquivos de computador, por meios físicos, carreando a unidade de armazenamento de arquivos de um ponto a outro. Uma sneakernet pode mover dados independente das restrições da rede simplesmente não usado a rede
A organização de caridade
Information Without Borders está tentando implementar um protocolo de roteamento sneakernet para prover acesso barato a internet em regiões com conflitos recentes usando telefones celulares, e provendo acesso a internet livre para pessoas em regimes que restringem a liberdade de expressão

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial